


Elizama Sousa é Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, Gestão Escolar, Educação Em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico-sociais ou Raciais e Alfabetização e Letramento. A AfroEducadora começou em 2021 com a missão de promover uma educação inclusiva e antirracista.
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Promover uma educação inclusiva e diversificada através de uma abordagem afrocentrada e antirracista. A AfroEducadora busca transformar as práticas educacionais e promover um futuro mais justo e igualitário.
Saiba mais sobre nossa missão lendo nossos artigos:
A AfroEducadora oferece formações pedagógicas voltadas para educadores que desejam incorporar práticas afrocentradas e antirracistas em suas salas de aula e instituições. Essas formações abordam a inclusão de narrativas africanas e afro-diaspóricas no currículo escolar, promovendo uma educação mais justa e representativa.
As oficinas lúdicas da AfroEducadora são atividades educativas interativas e dinâmicas, projetadas para crianças e adolescentes. Essas oficinas têm como objetivo centralizar as culturas africanas e afro-diaspóricas, promovendo o aprendizado de maneira envolvente e significativa. As atividades são elaboradas para fortalecer a autoestima, identidade e consciência social dos participantes, utilizando métodos que exploram a ludicidade e a criatividade.
A AfroEducadora oferece consultorias especializadas para escolas e instituições educacionais que buscam implementar e fortalecer práticas de diversidade e inclusão, com uma ênfase particular em abordagens antirracistas. Essas consultorias são desenvolvidas para apoiar as instituições na criação de ambientes educacionais mais equitativos, onde todos os estudantes, independentemente de sua origem étnica ou racial, possam se sentir valorizados e representados.
O Atendimento Pedagógico para Famílias é um serviço especializado da AfroEducadora que visa oferecer suporte educacional personalizado para famílias que desejam fortalecer o desenvolvimento acadêmico e socioemocional de seus filhos. Este atendimento é baseado em uma abordagem afrocentrada e antirracista, garantindo que as necessidades culturais e educativas das crianças sejam respeitadas e valorizadas.
O Atendimento Pedagógico para Estudantes da AfroEducadora é um serviço personalizado que visa atender as necessidades educacionais específicas de cada estudante, com foco em práticas afrocentradas e antirracistas. Este serviço é destinado a apoiar o desenvolvimento acadêmico, socioemocional e cultural dos estudantes, assegurando que suas experiências educacionais sejam enriquecedoras, inclusivas e representativas.
O Atendimento Neuropsicopedagógico da AfroEducadora é um serviço especializado que integra conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia para apoiar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças e adolescentes. Este atendimento é particularmente voltado para estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, transtornos neuropsicológicos ou que necessitam de um acompanhamento diferenciado devido a suas necessidades educacionais específicas.
A AfroEducadora desenvolve e comercializa produtos educacionais que têm como foco a promoção de práticas antirracistas e a valorização das culturas afrocentradas. Esses materiais são projetados para serem ferramentas pedagógicas que educadores podem utilizar em sala de aula para fomentar uma aprendizagem mais inclusiva e representativa.

Domino (IORUBÁ) é um jogo de dominó com gráficos de objetos que sugerem interpretações pré-figuradas do ponto de vista semântico, mas expansiva e potencialmente subjetiva. O Domino é um jogo para criação de narrativas orais. Nessa perspectiva, as crianças desenvolvem a criatividade, a comunicação e a elaboração dos fios narrativos.

O Letramento racial vem sendo debatido academicamente no Brasil, sendo compreendido, em síntese, como um conjunto de ações para interromper as blindagens cognitivas que foram promovidas pelo letramento colonial. O curso traz um recorte da literatura negra brasileira e estrangeira, com um diálogo teórico-crítico-construtivo.

Educação Não-formal: Este material reúne a experiência de educação não-formal realizada no Projeto Semear, para obtenção de aprovação na componente curricular Estágio Supervisionado 3, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Bahia.

Este material reúne a experiência de educação formal realizada num espectro de didática multirreferencial e afrocentrada, com propostas pedagógicas inovadoras para as áreas de conhecimento da educação básica nos anos iniciais.